15 agosto 2012

Modalidades Olímpicas


Terminaram os Jogos Olímpicos de Londres 2012.
Foi um evento espectacular, aliás é o meu evento desportivo favorito de sempre. Muito superior a qualquer Campeonato do Mundo ou Europeu de Futebol.

A minha modalidade favorita continua a ser o Atletismo e todas as suas especialidades. Também gosto do Voleibol (pavilhão), do Remo, do Halterofilismo.
Não gosto de Natação e todas as suas especialidades, de Boxe e de Lutas Amadoras (nem se deram por elas), de Hipismo, do Badminton.
E existem modalidades que me são indiferentes nos JO: Futebol (as regras das idades está ultrapassada), Basquetebol (nunca consegui gostar deste desporto, não sei porquê) e Andebol (os 2 anos que pratiquei esta modalidade foram muito penosos…)

Portugal foi mais do mesmo. Ganhou uma medalha de Prata e ficou no 69º lugar na tabela dos JO. Na classificação geral, tem 23 medalhas e está na 65ª posição.

Agora não percebo os critérios para classificar as modalidades como Olímpicas.
Pertencem a este grupo BTT, Saltos para a Água, Tiro com Arco, Badminton, Hóquei em Campo (nem sabia que tinha havido jogos!!!), Natação Sincronizada.
Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 vai haver Golfe e Rugby!

E continuo sem perceber o porquê de algumas modalidades ficarem sempre de fora:
  1. Hóquei em Patins, quando há Hóquei em Campo e outras modalidades de pavilhão;
  2. Karaté, quando existe Judo e Taekwondo;
  3. Futsal, quando existe Futebol;
  4. Surf, quando existe Vela.

Segundo o COI (Comité Olímpico Internacional)Uma modalidade é considerada olímpica se for praticada por homens em 75 países, no mínimo, e em quatro continentes. Já no caso das mulheres, se é praticada em 40 países, no mínimo, e em três continentes. Porém, mesmo que uma modalidade preencha este requisito, a mesma pode não ser incluída no programa dos Jogos Olímpicos, pois o número de modalidades não pode ser muito grande, já que aumentando o número de modalidades olímpicas, aumentaria também o número de atletas, o que poderia tornar inviável a organização de uma Olimpíada.

Até posso concordar com este argumento, mas há modalidades que podiam ser “excluídas” durante um ou dois eventos para dar lugar a outras, exceptuando algumas muito antigas, como Hipismo (enfim…).

Não acredito que o Hóquei em Patins ou o Futsal tenham menos adeptos e menos audiências e que façam gerar menos receitas que Tiro com Arco, Saltos para a Água ou mesmo BTT.

Nota final para a excelente Cerimónia de Abertura e a menos excelente, mas igualmente muito boa, Cerimónia de Encerramento dos JO.

Congratulations, Great Britain!


2 comentários:

  1. Foi um bocadinho vergonhoso, também adoro os JO, principalmente natação. Ganda Phelps!

    ResponderEliminar
  2. Nada como um jogo de voleibol de praia feminino....

    Quanto às modalidades inclusas, depende de quanto as federações internacionais das ditas paguem ao Comité Olímpico e se reparares a maioria das "novas" modalidades inclusas, têm equipamento para serem praticadas, ou seja uma acção de marketing gigante das marcas (exemplo, BTT e as bicicletas, golfe e os tacos, etc..etc)

    ResponderEliminar

Deixe o seu testemunho, pois o seu comentário é muito importante.

Comentários anonimos não serão aceites e nem publicados. Utilize a opção Nome/URL para deixar o seu nome.

Obrigado.