11 dezembro 2011

Escola - o ensino deste século

ESCOLA: s.f. estabelecimento público onde se educam indivíduos nas diferentes idades da sua formação, segundo planos sistemáticos; estabelecimento onde se ministra qualquer tipo de ensino; conjunto composto pelo professor e alunos.


No meu tempo, nos anos 80 do milénio passado, o significado para a palavra ESCOLA era: um lugar onde íamos aprender a ler e a escrever; devíamos respeitar e obedecer o professor porque ele tinha o direito e o dever de nos dar um raspanete e/ou dar uma palmada, se necessário; tínhamos de nos portar bem com os nossos colegas; e ter o melhor aproveitamento possível nos exames.

Nos tempos de hoje, nas primeiras décadas deste novo milénio, ir à ESCOLA significa: fazer o frete de ir para lá e tentar aprender alguma coisa; chamar palavrões ao professor e desrespeitá-lo porque é “giro”, porque senão os pais vão pedir satisfações e batem nos próprios professores (!), se necessário; os colegas agridem-se uns aos outros, filmam e põem no You Tube; se os alunos tiverem dúvidas nos exames, os pais são capazes de enviar um sms com a resposta certa para os meninos passarem.

Posso estar a ser radical, mas é o que se assiste hoje em dia.

Fiquei a saber que há pais e professores que vão sugerir ao Ministério de Educação que acabem com o 2º ciclo (5º e 6º do preparatório) e que alarguem o 1º ciclo em 6 anos. Objectivo: salvaguardar os alunos para que estes não fiquem chocados com a transição da primária para a preparatória – mais disciplinas, mais professores, outra escola.

Eu passei por essa fase de transição, os pais e professores destes alunos também e, que eu saiba, ninguém morreu!

Na minha visão, estão a fazer destas crianças “uns atados” de 1ª categoria.

1 comentário:

  1. Atados? Eles é que sabem, e nós temos de andar a toque de caixa. No nosso tempo dizia-se que era a geração rasca, sinceramente nem sei que serão estes.

    ResponderEliminar

Deixe o seu testemunho, pois o seu comentário é muito importante.

Comentários anonimos não serão aceites e nem publicados. Utilize a opção Nome/URL para deixar o seu nome.

Obrigado.