12 fevereiro 2011

Sucedaneo de chocolate

Nos últimos dias tive um misto de saudade, curiosidade e até vontade de comer um doce que existiu nas décadas de 70 e 80, principalmente à venda em Quiosques e à entrada dos Hospitais.

SUCEDANEO DE CHOCOLATE













Lembram-se?
Adorava comer aquele chocolate espanhol. De leite ou de amendoim. Eram os dois muito bons.
Não consigo ver este produto à venda, nos locais habituais. Acho que tenho de ir a Espanha. Pode ser que em Badajoz não se vendam só caramelos!
Se alguém descobrir este produto raro e “valioso”, comprem-me uma palete que depois em pago-vos em suaves prestações.

18 comentários:

  1. Eu lembro-me disso, trazidas de la Espanha. Mas por acaso as memórias não são das melhores. Prefiro chocolate mesmo. Mas se encontrar alguma tablete compro e até te ofereço, no dia em que pagares o lavagante ou a lagosta suada. Diz lá se não sou generosa?

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida uma excelente lembrança ...tal como tu tambem adoro, mas nunca mais os vi... jokas

    ResponderEliminar
  3. Eu comi paletes desses chocolates. Lembro-me de os ver á venda nas feiras. Eram bons mas bons. Saudades.

    ResponderEliminar
  4. Lembra-me os meus avós :)

    A minha avó costumava ter uma tablete esquecida em cima do balcão da cozinha e outras "escondidas" em cima do guarda-vestido.

    Que doce memória...

    A da infância, a dos avós, a do chocolate de amendoim.

    Sei que há uma loja no Chiado, da Catarina Portas, "A vida portuguesa", que tem vários artigos antigos como a farinha 33 entre outros. Se este é espanhol será mais difícil.

    Se voltar a ver compro.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. HUMMMMM!!! O que eu adorava este chocolate. Especialmente o de Alcagoitas! Eram deliciosos... A ultima vez que os comi tinha uns 18,19 anos e estávamos de férias no ALgarva. Démos um saltinho a Espanha e eu encontrei-os. Comprei uns quantos!!! Sempre que vou a Espanha procuro, mas já não os encontro. Prometo que se encontrar, trago-te dois (um de cada!) Beijocas bem grandes!!! (Inês)

    ResponderEliminar
  6. Se eram bons...agora comia um inteirinho.
    Beijocas da prima.

    ResponderEliminar
  7. Obg pela generosa lembrança... tive exactamente a mesma vontade de comer aquele só de leite, já que o de amendoim era muito enjoativo e recorda-me muitas más disposições nas viagens da infância... "Donaire" um chocolate de leite espanhol com nome francês... brilhante!

    ResponderEliminar
  8. Tive exactamente esta lembrança e a vontade de comer o sucedaneo de chocolate de leite, Donaire. Obg

    ResponderEliminar
  9. Cheguei aqui pela Miss Complicações e se ainda estiveres interessado eu sei de uma lojita na fronteira que os tem (ou tinha da ultima vez que lá fui). :) Basta pedires e eu envio-te!

    ResponderEliminar
  10. Estou agora com um na mão:)
    Malveira - Mafra

    ResponderEliminar
  11. Na feira do relógio em Chelas (Lisboa) encontram-se com facilidade

    ResponderEliminar
  12. Sim em qualquer Feira ou Mercado conseguimos encontrar este chocolate.
    Custa 1 euro. E continua a saber a sabonete, mas tao bom.
    A minha avo tambem me dava um custava ainda na altura do escudo 50 escudos quem vendia era umas senhoras perto das estaçoes.

    ResponderEliminar
  13. Epá, hoje lembrei-me deste maravilhoso "chocolate". Resolvi pesquisar, só naquela, e deparei-me com este blog. Muito e muito obrigada! Eu que pensei que isto estava perdido para sempre, tal como os sugus de framboesa ou o sabor único das verdadeiras bombokas da dan cake... Vou já à procura da feira mais próxima! Sabe a sabonete? Pois sabe, mas tens razão, é tão bom ;)

    ResponderEliminar
  14. Mas onde se compram cá em portugal? ou como faria para mandar vir de espanha como encomenda alguém sabe?

    ResponderEliminar
  15. Isto vendia-se na rua e custava 20$00 (€0,10).

    Era bem bom! :)

    ResponderEliminar
  16. Á pois é mandei vir 10 tabletes a um colega de portalegre srsrrsrs é tão bom srrsrs

    ResponderEliminar
  17. Pessoal, ainda hoje ando a comer destes chocolates. Comprei na feira da moita do ribatejo. Ja nao os encontava anos.ja so tenho 3 tabletes mas estou com esperança de encontra los na feira da golega em novembro...

    ResponderEliminar
  18. Eu encontrei no mes passado na feira da moita do ribatejo. Ainda tenho 3 tabletes. Tou com esperanca deencontrar na feira da golega agora em novembro.

    ResponderEliminar

Deixe o seu testemunho, pois o seu comentário é muito importante.

Comentários anonimos não serão aceites e nem publicados. Utilize a opção Nome/URL para deixar o seu nome.

Obrigado.