20 fevereiro 2011

DGCI - MODELO 39

O site da Direcção-Geral dos Impostos enviou um e-mail para o meu trabalho a informar que duas empresas nossas clientes não tinham entregue o Modelo 39 referente ao exercício de 2009.
Como nunca tínhamos ouvido falar deste Modelo decidimos ligar para a DGCI e os técnicos esclareceram-nos que este Modelo foi criado em meados de 2010, mas com retroactivos de 2009.
Resolvi pesquisar o bendito impresso para saber o que era necessário preencher. E o exemplar é este que se segue. (clicar na foto para ampliação)


















Depois fiz o download da aplicação do Modelo 39. Achei simples. Qual não foi o meu espanto quando eu abro o ficheiro para o preencher e deparo-me com esta beldade de gráficos para serem preenchidos. (clicar na foto para ampliação)


















Liguei de novo para a Direcção-Geral dos Impostos, para a secção de informática, para perguntar se achavam normal a empresas terem de preencher um simples modelo substituindo os valores que estão entre os sinais "< >" ao longo destas linhas todas???

Resposta do técnico informático do DGCI“De facto, eu também não concordo com este sistema de preenchimento, o Modelo deveria de ser como os modelos de IRS, IRC, IVA, mas o Ministério das Finanças disponibilizaram esta versão e vai ter de preencher assim.”Ou seja, vou ter de ser informático e tentar substituir aqueles códigos esquisitos pelos dados das firmas e rezar para que o ficheiro seja validado com sucesso.

Meus amigos, esta situação é mais uma forma singela como o GOVERNO se comporta com os contribuintes, não havendo qualquer tipo de consideração.

5 comentários:

  1. Deixa mas é de ser preguiçoso e põe o teu solitário neurónio a trabalhar! Isso até um puto de 5 anos sabe preencher.

    ResponderEliminar
  2. As Finanças adora brincar connosco, são uns brincalhões...é mais um enigma a descobrir.

    ResponderEliminar
  3. Bem se isto pega moda temos o futuro garantido

    ResponderEliminar
  4. Isto é uma vergonha, nem uma aplicação sabem desenvolver, quando tiverem 60 anos vos seja apresentado um esquema tipo este de preenchimento quero ver como o resolves. Uma coisa que se pode fazer em dois minutos, são precisas duas horas para preencher da maneira como é explicado no site do otoc, andas a pagar cotas para a máfia que nem os interesses dos seus associados sabem defender, depois querem produtividade neste país.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo Anónimo,

      Infelizmente é o país que temos.
      Estou há 2 dias a alterar todas as firmas, na aplicação dos salários, por causa dos duodécimos e sobretaxa.
      Pareço, mais uma vez, um informático!

      Cumprimentos

      Eliminar

Deixe o seu testemunho, pois o seu comentário é muito importante.

Comentários anonimos não serão aceites e nem publicados. Utilize a opção Nome/URL para deixar o seu nome.

Obrigado.