22 agosto 2009

Escola Avelar Brotero



A Câmara Municipal de Odivelas tem a intenção de demolir a escola Avelar Brotero (no meu tempo conhecida por SEDE), que fica à entrada da cidade. O objectivo será criar mais um espaço verde, que tanto falta fazem às cidades.
Mas de boas intenções está o inferno cheio. Vamos por partes.
Acho inacreditável demolir um edifício que albergou e ensinou milhares de estudantes odivelenses e que ainda hoje é uma referência para todos nós. Por ali passaram dois ilustres alunos: NELSON EVORA (campeão olímpico no triplo salto) e PAULO SANTOS (guarda-redes do Sporting de Braga, há 2 épocas atrás), na altura mais conhecido por "Chibumba".
E o que dizer da dona EFIGENIA, a mãe de todas as contínuas? Uma velhota que metia respeito com o seu feitio especial, mas que adorava todo o pessoal que por lá passou?
Sei que a escola precisa de uma boa restauração e que isso custa muito dinheiro, mas seria um esforço que muito continuaria a orgulhar as gentes de Odivelas.
Em sua substituição, vão criar um jardim, ou seja, mais um espaço verde. Para quê?
Fizeram um jardim que está exactamente no lado oposto à escola, onde estive no outro dia e fiquei perplexo com a falta de higiene na zona pedonal.
O jardim da música substituiu o antigo campo de futebol. Um fiasco. Tem pouquíssimas árvores, ou seja, sombras nem vê-las, e está sempre vazio.
Da estátua em homenagem ao Luís de Camões…Coitado do poeta, ainda bem que não está cá para a ver.
Portanto, se a intenção da presidente da Câmara é demolir um dos ex-libris da cidade, todo o concelho terá a oportunidade de se manifestar nas próximas eleições, no dia 11 de Outubro…não votando nela! A não ser que esta decisão esteja dada como adquirida, seja qual for o Presidente em exercício.
No entanto, acrescento que existe uma petição on-line, criada por um antigo aluno da escola, que soube desta notícia através do programa Sociedade Civil, do canal 2 da RTP.
Deixo-vos a seguir o link para que todos possam aceder e assinar, caso seja a vossa intenção, como é óbvio. Se puderem, divulguem a todas as pessoas e peçam também para assinar. Não custa nada.

http://www.peticaopublica.com/?pi=demABrot

3 comentários:

  1. Não sei se é assim tão certo demolirem a escola.. no final deste ano lectivo estavam a instalar Quadros Interactivos e Fibra Óptica para uma internet super rápida.

    Se estão mesmo a pensar demolir o edificio não tem lógica fazer estes melhoramentos todos(!)

    O que me aborrece é que só agora que mudei de escola é que põem isto tudo!

    ResponderEliminar
  2. A escola não tem o minimo de codições. Quando la andei (a coisa de 3 anos), gostei de la andar, mas acho bem que a deitem a baixo e que contruam a escola que esta no projecto afixado num outdoor perto da escola.

    ResponderEliminar
  3. sOu estudante de avelar brotero no meu caso eu concordo com a demolir para a escola a escola pricisa de boas condições para nós os alunos para termos boas condições exemplos na casa de banho ginagio burfé ect. opha somos alunos cada um de nós tem que dar opiniões deferentes mas nesse caso a escola pricisa mesmo de demolir

    ResponderEliminar

Deixe o seu testemunho, pois o seu comentário é muito importante.

Comentários anonimos não serão aceites e nem publicados. Utilize a opção Nome/URL para deixar o seu nome.

Obrigado.