28 março 2009

Penalty polémico

Mais uma polémica no futebol português.
Esta semana, num jogo entre Portugal e Cabo Verde, o jogador Pereirinha ficou com a responsabilidade de marcar um penalty. Começou a correr em direcção à bola e, em vez de rematar à baliza, fez um passe para o lado para que outro jogador português recepcionasse e devolvesse a ele. Futebolisticamente este lance é conhecido por Penalty à Cruyff. Acontece que um jogador cabo-verdeano foi perspicaz e cortou a jogada.
Moral da história: perdeu-se uma boa oportunidade de se marcar um golo e o Pereirinha ficou mal visto. Ok. Tudo bem. Foi uma opção dele que não surtiu efeito. Paciência.
Mas o que me está a irritar é este portuguesismo de ridicularizar um penalty!
O seleccionador castigou o jogador, suspendendo-o do torneio em que participava a selecção sub-21, os jornais desportivos falaram jocosamente sobre o caso e, no Youtube, já é considerado “o pior penalty do Mundo”!


Porquê enxovalhar um jogador que ainda tem muito que aprender e que é bastante jovem? Cruxifiquem-no! Assim ficavam descansados. Que eu saiba, é com os erros que também se aprende.
Esta (fútil) polémica fez-me lembrar um penalty que o Postiga marcou no jogo mais electrizante e emocionante que já assisti na minha vida: Portugal – Inglaterra, no Euro 2004.
Com a maior calma deste Mundo e com uma frieza infinita, o Postiga resolveu marcar um Penalty à Panenka: o jogador corre para a bola e faz um remate, como fosse amortecer a bola, fazendo-a passar por cima do guarda-redes.
Este lance correu bem, foi golo e no fim, conseguimos o apuramento para as meias-finais. Toda a gente gostou deste lance e disseram que foi muito bem marcado. Eu não acho. Foi demasiado arriscado. Se tivesse falhado, neste momento o Postiga estaria no desemprego.


Portanto, esqueçam lá a porcaria do penalty e deixem o xavalo em paz, senão nem no Sporting o rapaz acaba a época com tranquilidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu testemunho, pois o seu comentário é muito importante.

Comentários anonimos não serão aceites e nem publicados. Utilize a opção Nome/URL para deixar o seu nome.

Obrigado.