19 maio 2008

Contribuição Áudio-Visual

Para as pessoas que pagam a luz, de dois em dois meses, já devem ter reparado num pequeno pormenor nas vossas facturas deste ano.
A contribuição áudio-visual, para além de ser uma taxa estúpida, tem agora um acréscimo de iva a 5% sobre o valor a pagar.
Telefonei para a EDP, expus a minha dúvida, esperei longos três minutos e, no fim, justificaram-se:

- A partir deste ano, a contribuição áudio-visual passa a ter iva.
- Quer dizer, está tudo cada vez mais caro e vocês ainda cobram mais impostos – disse eu, indignado.
- Pois…não sei o que dizer – respondeu a operadora, a gaguejar. – Mas se quiser mais informações terá de ligar para a RDP (Rádio Difusão Portuguesa). Nós só cobramos o valor na nossa factura.

Ou seja, se eu quiser apurar a verdade, vou entrar numa espiral de telefonemas e nunca irei saber o porquê deste aumento. Como vai dar trabalho e não vou ganhar nada com isto, desisto. É o que eles querem. Pago e não bufo!
Mas não será inconstitucional e completamente ilegal cobrar iva sobre uma taxa, ou seja, pagar-se um imposto sobre outro imposto?
O governo será cúmplice desta atrocidade? Quem ganha com isto?
Vou saber mais informações junto da DECO ou ligo à ASAE – a Pide do século XXI – para investigar o caso?
E quem disse que eu queria contribuir para esta taxa? Nunca ninguém me perguntou!
Acho que vou começar a usar velas, como no tempo dos meus avós.

1 comentário:

  1. Então, conforme pedido aqui vai o meu comentário ao teu ultimo texto...

    Sabes que quando eliminam umas taxas, fazem sempre outras, para não perderem os rendimentos... penso que tens razão no que dizes, e se quiseres mesmo seguir com isso para a frente tens o meu apoio.... podes tambem fazer queixa no provedor de justiça... acho que podes arranjar o email dele na pagina da RTP.... de certeza que ele te irá responder...

    Ganda abraço e continua o bom trabalho...

    ResponderEliminar

Deixe o seu testemunho, pois o seu comentário é muito importante.

Comentários anonimos não serão aceites e nem publicados. Utilize a opção Nome/URL para deixar o seu nome.

Obrigado.