23 janeiro 2008

Letra B

Em Portugal é muito comum as pessoas trocarem os bês pelos vês, o que só enriquece o nosso difícil idioma.
Quem é que já não oubiu ou faloue axim? Acho que toda a gente.
Anteriormente, eu falei-vos duma terra chamada Chão Cabeiro, mas não estou convencido quanto a esta designação. Isto porque toda a minha vida eu ouvi as pessoas desse lugar dizerem “Chão Caveiro” ou “Chancaveiro”, logo acho que a terra ficou mal registada.
Mas estes equívocos não são os únicos.
Eu já joguei à Batalha Naval com uma pessoa que jurava que não tinha a letra B no tabuleiro e pedia-me sempre V1 a V10!
Noutra situação, o meu irmão viu um pinheiro enorme caído no chão e perguntou a um primo nosso quem tinha feito aquilo. O rapaz disse que tinha sido o Bento.
O meu irmão ficou a matutar naquilo porque ele não conhecia ninguém com esse nome. Só alguns anos (!!!) mais tarde é que percebeu que Bento…era Vento.

3 comentários:

  1. Julgavas tu ser Batalha Naval...no fundo era Vatalha Naval, tu é que ainda n sabias....

    ResponderEliminar
  2. Pois eu tb conheço um gajo que dizia Bermer mas o que ele queria mesmo dizer era Vermer.
    Mercão!!!

    ResponderEliminar
  3. Vatalha Nabal...

    Na minha terra também se diz que está muito Bento...

    ResponderEliminar

Deixe o seu testemunho, pois o seu comentário é muito importante.

Comentários anonimos não serão aceites e nem publicados. Utilize a opção Nome/URL para deixar o seu nome.

Obrigado.