13 agosto 2007

Segurança Social

A função pública está cada vez mais incompetente. E em período de férias nota-se ainda mais. A situação que eu vou contar tem a ver com a Segurança Social.
A pedido de um cliente, enviei um fax para esta instituição no dia 30 de Maio, a pedir uma simples declaração contributiva. O cliente reclamou na sexta, ainda não a tinha recebido.
Telefonei hoje de manhã para esta bela instituição e o telefonista disse-me que não podia passar para a extensão em causa porque os telefones estavam avariados há duas semanas. Se eu quisesse FALAR com esta secção, que enviasse um fax!!!
Ora se ainda não me responderam ao meu pedido de 30 Maio ao fim de quase dois meses e meio, quanto tempo demorarão a responder a outro?
O que é inacreditável é a Segurança Social impor prazos aos contribuintes na entrega e pagamento de tudo e mais alguma coisa e eles que têm, por lei, de enviar estas declarações no prazo de dez dias úteis, não ligam nenhuma ao povo português.
Tive de mandar o estafeta ao Saldanha para ver o que se passava com a declaração. E qual é o resultado? Ainda não estava feita!!!
Também já aconteceu estes funcionários públicos não passarem outras declarações, de outras empresas, pelos seguintes motivos:
- “A chefe não veio hoje trabalhar, passe cá amanhã.”
- “Fez o pedido por net? Nós não sabemos mexer nisso, continue a mandar por fax!”
É a Segurança Social no seu melhor.

2 comentários:

  1. Comentário tipo texto!!!

    Devo começar por dizer que os serviços externos á Segurança Social são os meus preferidos! Lol! Quando faço a minha lista diária de serviços externos e me sai a Fava=Ida á Segurança Social, qualquer departamento que seja! Sim porque ao fim destes anos todos já conheço quase todos os departamentos, Trabalhadores por Conta d'Outrem, Trabalhadores Independentes, Empresas, Regularização de dívidas entre outros, de tal maneira são as minhas idas quase diárias á segurança social que num dos departamentos onde é necessária a apresentação de uma "autorização" o segurança já me deixa passar sem me questionar como se eu fosse funcionário da segurança social! Acho mesmo que é o que ele pensa! Eu por mim cumprimento-o atenciosa e calmamente e sigo. Como estava a dizer cada vez que tenho de ir á segurança social acho que nesse dia não devia ter ido trabalhar!!! Mas o que eu gosto mesmo é da Simpatia e Boa Vontade dos ditos funcionários, sempre prontos a determinar um papel que falta, a encontrar uma falha num requerimento, enfim a "estragar-nos" o dia, é que eles gostam tanto de nos ver lá que fazem os possiveis e os Impossiveis! para nos ver lá todos os dias. Tenho algumas tiradas brilhantes destes empenhados funcionários, tipo Não me entregarem uma declaração porque a chefe de serviço que assina não está no serviço isto na hora de expediente! e a excelentissima funcionária dizer-me que não me pode entregar a declaração porque não tem sistema informático! que eu acho que é a desculpa favorita deles. Eu tenho mesmo é pena dos pobres computadores e sistemas informáticos que se deviam revoltar e deixá-los mesmo á nora. É claro que esta situação teve direito a tratamento especial, Reclamação Escrita no livro amarelo, pelo menos alguém hà-de ter que a ler e que me responder, com muita dignidade. Desculpem a inspiração mas é que acabei de chegar sabem de onde? Pois claro, da Segurança Social!. Hoje tive sorte! e fui atendido por uma Funcionária, o F maiúsculo não é por acaso, bastante atenciosa, de verdade, mas quando me começou a atender tinha um pequeno problema e desabafou bastante constrangida:
    -Desculpe, mas tem de esperar um minuto, é que o programa que eu tinha aqui desapareceu!
    Gosto mesmo dos computadores da segurança social fazem aparecer e desaparecer programas muito melhor que o luis de matos!!!.
    E lá continuou a esforçadissima senhora a procura do dito cujo programa durante cerca de 3 minutos!!! E eu sentado a curtir a cena!
    Depois de uma intensa batalha a abrir e a fechar menus para encontrar e abrir o respectivo programa a atenciosa senhora, desabafa comigo:
    -Desculpe lá, mas tenho tido tanto trabalho que já estou abaratinada.
    Abaratinada!!! Eu ia-me Mij-Desmanchando a rir! É que á assitir a isto pensei, ela não podia ter encontrado melhor adjectivo para qualificar o estado em que ela estava.
    Finalmente, depois de abrir o programa lá esclareceu a minha situaçao bastante atenciosamente e eu lá saí da segurança social completamente revigorado.
    É por isto que eu digo, dia que eu não vá á segurança social não é dia! Fico a sentir a falta da minha dose diária de humor negro.
    Quanto a Insólitos tipo Segurança Social podia continuar.....mas é melhor ficar por aqui, senão o dono do blog ainda me corre.......

    ResponderEliminar
  2. Bom ao dono do blog, realmente a seg. social funciona mesmo mal, eu passo dias seguidos a tentar ligar para lá entre as 10h00 e as 16h00(sim só entre 10h00 e as 16h00 porque antes das 10h00 ainda não chegaram funcionários e depois das 16h00 já saíram todos) e ninguém me atende a porcaria do telefone, e quando me atendem as 12h50 dizem-me já não posso passar a chamada já foram todos almoçar agora só depois das 14h00, LINDO mesmo LINDO.
    Agora ao speedy, bom ao fim de 2 dias a ler o teu comentário, resta-me dizer que vou tentar dar-te todos os dias trabalho para seg.. social para não te faltar a dose diária de humor negro. Beij.

    ResponderEliminar

Deixe o seu testemunho, pois o seu comentário é muito importante.

Comentários anonimos não serão aceites e nem publicados. Utilize a opção Nome/URL para deixar o seu nome.

Obrigado.