20 agosto 2007

Cumprimentos

Cumprimentar alguém é um acto cada vez mais superficial e inócuo, sem qualquer tipo de sentimento. As pessoas têm cada vez menos vontade de dizer um simples “olá” e, quando o fazem, é só para mostrar que é bem educado. Eu, que detesto hipocrisias, incluo-me muitas vezes nesta lista. E podem-me chamar de antipático! Caguei.
Já repararam quando duas pessoas se cruzam dizem, ao mesmo tempo, “Olá, bom dia, tudo bem?” e ninguém responde??!! Ficamos sempre sem saber se a outra pessoa está mesmo bem ou não.
Entra-se num elevador, já com uma pessoa lá dentro, e diz-se “Boa tarde.”. A outra responde da mesma maneira e reza-se para que o elevador desça o mais rápido possível, até ao rés-do-chão. Até lá, ninguém diz mais nada. Eu moro num quinto andar e sei do que falo.
Também há casos em que dizemos “Bom dia/tarde/noite” e as pessoas, pura e simplesmente, não respondem. Podemos pensar que é malcriado(a). Eu, neste caso, dou sempre o benefício da dúvida. Penso logo, se não responde é porque é estrangeiro. Com a quantidade de emigrantes que existem no nosso país, o mais certo é ninguém perceber o nosso idioma.
Eu, que até já passei por inglês no Palácio da Pena, em Sintra, também posso fazer o mesmo, de vez em quando.

- Ora, então, boa tarde!
- What?
- Good Afternoon.
- Olhe, viesse mais cedo!

3 comentários:

  1. Está mto bom o teu novo texto, tal como os anteriores, claro.
    Mas, este em particular vez me lembrar uma novo modo de encerramento
    de e-mails "Um abraço" ou "Abraços". Troco mta correspondencia diaria/
    e isto está constante/e até parece que somos todos amigos mas, qdo nos
    encontarmos pessoal/e ninguém dá abraços e palmadinhas nas constas.
    Aqui q ninguém nos ouve ainda bem pq na minha actividd profissional
    ainda ia dar pano p/ mangas e eu gosto mto d marcar distancias.

    despeço-me com 1 bjo ou jokas pq sei q qdo nos encontrarmos pessoal/e
    o vamos fazer lol

    jokas

    ResponderEliminar
  2. Boa referencia miguinho... e tais certissimo, aqui no Brasil não é diferente as pessoas fazem o mesmo... mas eu não desisto, dou meu bom dia acompanhado de um grande sorriso:) Lembre-se miguinho, o que conta é sempre a sua intenção... se vc realmente esta feliz e deseja a felicidade do outro a sua energia chega antes. Tente e vais ver como é legal receber um sorriso em troca:) Muita paz em teu coração, mente e alma. Beijimm

    ResponderEliminar
  3. Desde já parabéns pelo novo texto...
    Como tu dizes "Cumprimentar alguém é um acto cada vez mais superficial e inócuo..."
    Tens razão em parte, mas é uma das boas maneiras que se deve aplicar a todas as pessoas, dizer os bons dias/tardes/noites, e nao precisam de ser só a pessoas conhecidas, cá por baixo (Lisboa e arredores) não se vê muito isso, e principalmente nos prédios, as pessoas nao ligam a quem mora junto deles, cruzam-se por breves instantes e seguem a sua vida... penso que é mau, e depois se vai perdendo os costumes... eu cumprimento sempre, conhecendo ou não morando lá ou não, até na rua, se uma pessoa olha muito para mim cumprimento-a com um olá... eu sinto-me bem quando o faço, porque é que a outra pessoa também não irá sentir-se? é como eu penso... Mas há sempre pessoas que não valem a pena dizer nada, e essas vêem-se á distancia, também temos de ser prudentes a quem cumprimentamos...

    Continua com o blog... e Boa Tarde...

    ResponderEliminar

Deixe o seu testemunho, pois o seu comentário é muito importante.

Comentários anonimos não serão aceites e nem publicados. Utilize a opção Nome/URL para deixar o seu nome.

Obrigado.